Biografia
Antonio Batista de Souza nasceu no ano de 1925, em Portugal (Aldeia Santa Cristina da Pousa) e migrou com sua família para o Brasil em 1926. Fixaram-se em Araguari, no Triângulo Mineiro. Antonio Poteiro herdou do pai a técnica e a sensibilidade iniciando suas atividades como ceramista. Antes de seguir definitivamente no campo artístico atuou em outras profissões como, porteiro, vigilante, servente e administrador. No entanto, sempre voltava a executar o ofício de ceramista, tanto na estruturação de fábricas, quanto na confecção de peças utilitárias.
Em 1958, já com sua família constituída, passou a viver definitivamente em Goiás. Adotou o apelido de “Poteiro”, por sugestão da folclorista Regina Lacerda, que o orientou a assinar seus bonecos de barro. Mais tarde é estimulado a pintar telas por Siron Franco e Cleber Gouvêa. Expôs seus trabalhos em mostras no Brasil e no exterior.
Lecionou cerâmica no Centro de Atividades do Sesc e nas cidades de Hannover e Düsseldorf, na Alemanha.
Durante sua trajetória artística, Antônio Poteiro recebeu muitos prêmios e homenagens de entidades públicas e privadas, em reconhecimento por suas contribuições à arte e à cultura goiana e brasileira vindo a falecer em 08 de junho de 2010, aos 84 anos.
fonte: www.antoniopoteiro.com